Iridologia

A Iridologia é a ciência da leitura da condição do tecido por meio da íris. A leitura da íris feita por profissional treinado, dá uma percepção do grau ou dimensão daquilo que ocorre no organismo, revelando a constituição física do corpo, debilidades inerentes e a interdependência entre todas as partes.

A íris é uma extensão do cérebro e está conectada a todos os órgãos e tecidos do corpo, via tálamo ótico e sistema nervoso, revelando por meio das mudanças do reflexo neurológico no estroma e fibras da íris, sinais, marcas, alterações de cor e de padrões, que permitem analisar as estruturas orgânica, comportamental e energética já em ação em nosso sistema biológico-mental-espiritual.

É uma ferramenta que permite a análise de cargas genéticas, fatores de risco, a probabilidade do surgimento de doenças genéticas bem como a evolução das mesmas. É possível também identificar deficiências nutricionais e de oligoelementos, que causam predisposição ao aparecimento de doenças e podem ser corrigidas antes que as mesmas se desenvolvam. Esta análise é feita após a produção de fotografias das duas íris através de um aparelho específico chamado de Iridofoto ou por observação visual simples.

A análise iridológica não gera diagnóstico, mas sim uma avaliação livre, que tem como objetivo utilizar da análise da íris para possivelmente verificar o estado funcional do corpo humano, baseado em pesquisas, estudos e técnicas amplamente difundidas pelo mundo sob o nome de Iridologia.

O método Rayid traz descrições de 4 tipos de estruturas primárias, que além de suas expressões por meio da personalidade e comportamento, traz suas qualidades energéticas, ajudando na melhor compreensão da essência das estruturas. Tipo Corrente, Tipo Joia, Tipo Flor e Tipo Agitador.

Corrente:

Os correntes, de uma maneira geral, são pessoas que fazem com que o progresso continue, porque eles trabalham para isso e são servidores. Eles tem a sensação de que para evoluir, precisam estar ligado às pessoas. Os tipos corrente gostam de unir, de serem juízes de paz, têm necessidade de serem vistos e de se sentirem inclusos. São pessoas que mediam, que estão sempre querendo fazer com que as pessoas se unam. Eles terminam não sabendo dizer não. Tudo é "sim", "ta bom", "eu vou ver".

Os correntes aglutinam relacionamentos, pessoas, problemas que não são deles. Tem tendência a alergia, a rinite, a processos alérgicos pela somatização, e ao reequilibrar o emocional, estes processos somáticos param. Os tipos corrente pura, não sabem terminar um relacionamento.

São pessoas muito intuitivas e sensíveis. Se magoam com facilidade, guardam mágoa, ficam com rancor, porque não conseguem se livrar da ideia; são dramáticos. Por serem muito sensíveis e ter muita necessidade de interação com os outros, quando eles não conseguem promover essa interação, ele se sentem incapazes, e a estima baixa. A maioria das pessoas que tem problema de autoestima são correntes introvertidos. Precisam do toque, mas não conseguem mediar isso, aí ficam altamente deprimidos. O tipo corrente é altamente ligado à depressão porque é melancólico.

Jóia:

O tipo jóia tem as manchas clássicas, que são as psoras e, que marcam o tipo jóia. As psoras estão quase em 3D. No campo da iridologia genética, a psora é predisposição a processos de câncer e de degeneração, sinalizando uma zona do corpo que tem baixa circulação, baixa oxigenação. A pessoa que tem psoras no olho, ao descobrir isso, vai ter que mudar seus hábitos de vida e de comportamento.

São pessoas com personalidade intelectual, pensante, racional, analítico, metódico, pragmático, detalhista, perfeccionista e culta, que tem a função pensamento, função lógica, função racional. Eles não gostam de aparecer, são pouco dados a trato social. O tipo joia tem uma ligação muito forte com o hemisfério esquerdo, que é o hemisfério lógico racional. Então muitas vezes, ele não tem a voz da emoção. É o tipo mental com percepção e sentimentos internos direcionados à análise.

As psoras do tipo joia, são pontes para vidas passadas. As psoras, indicam que existiu alguma coisa na região que não foi resolvida, no processo familiar biológico ou de vidas passadas. É a cristalização de comportamento de experiência não assimilada que ele traz. O tipo joia, é um tipo cármico, é o tipo mais cármico da iridologia, mas tem uma imensa dificuldade de entrar em regressão.

São pessoas que não são fáceis de ser convencidas. Tem uma dureza aí. O tipo joia tem uma grande propensão à introversão.

Exercem controle excessivo consigo mesmos, com as situações e com os outros. São controladores. Comunicadores verbais, precisos, demonstram poucas emoções e usam gestos diretos. É aquele que quando abre a boca, fala o que precisa falar.

Estabelecem metas facilmente e concretizam rapidamente porque não perdem tempo com a emoção dos outros. Se ele tá mal é por causa da cabeça dele mesmo. Ele não está nem aí para você, para os seus pensamentos. Destacam-se como líderes, professores e cientistas. Aprendem visualmente, ele precisa olhar o que você está fazendo.

Precisam se soltar e aprender a relaxar, por isso, eles procuram e atraem o tipo flor para relacionamento duradouro.

Flor:

O tipo flor é emocional, teatral, alegre, leve, é muito gestual e se relaciona com todo mundo. Todo mundo gosta do tipo flor. Apresentam aberturas distintamente arredondadas, “pétalas” no tecido iridal. Orientação pelos sentimentos de paixão, fogo e graça, experienciam a vida através da sensibilidade do coração. São pessoas flexíveis, espontâneas e mutáveis, quase que volúveis, se apaixonam fácil, que fluem facilmente em situações sociais. É mais inseguro que o tipo corrente.

Comunicadores visuais superiores, animados e expressivos, geram euforia e gostam (precisam) estar visíveis. Vivem com entusiasmo o momento presente, não se preocupa com nada do futuro, com os gastos. Interesse e entusiasmo constantes e pouco duradores, se interessam, começam a fazer a coisa e daqui a pouco mudam de ideia.

Mestres da abundância criativas, sobressaem-se como artistas, músicos e engenheiros. Aprendizado auditivo, precisa de controle. Então, eles vão precisar do tipo joia pra colocar limite.

O tipo flor na iridologia física, é tipo frágil e perde energia muito fácil. Mas tem uma coisa, é tipo frágil, mas vive mais do que o corrente e o joia, porque tudo o que aparece no corpo ele grita logo, vai no médico toda hora e consegue fazer catarse diária.

Agitador:

O agitador tem pétalas, psoras, e é corrente também. Essa íris é pouco densa. A corrente é toda abertinha, parece franjinha, parece que tá escovada. É uma fibra de corrente vulnerável. Se tem mais psoras do que pétalas então é agitador-joia. Se tem mais pétalas, então é um agitador-flor, e as psoras são pequenininhas. É tipo extremista. Ele é o extremo, radical.

Unifica traços mentais e emocionais a moldes de comunicação. Ou seja: ele tem a parte mental e tem a parte emocional porque ele tem a flor e há os moldes de se comunicar. Então, ele tem todas as características.

São pessoas muito dinâmicas, progressivas e aventuram-se além dos limites de pensamento e ações convencionais. Eles sempre estão um passo adiante e se aventuram. Gostam de correr riscos.

São indivíduos altamente ansiosos, que é uma característica básica do agitador.

Eles estão aqui no planeta terra para promover o processo de evolução, para fazer as coisas andarem. Personalidade oscilante entre a razão e a emoção. Ora está racional, ora está emocional.

Frequentemente devotos a uma causa e aventureiros por natureza, sobressaem-se como inventores, motivadores e exploradores. É o tipo bom pra dar palestras, bom professor de cursinho que encara aquilo com ânimo, como a melhor disciplina do mundo, e acaba convencendo pela energia dele.

Aprendizado através do toque e do movimento, e necessita de equilíbrio, por ]isso atraem o tipo corrente.